quarta-feira, 12 de março de 2014

Dicas para pescar Pescadas e Enchovas na Plataforma de Pesca de Cidreira

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2S9dCUu4rQpKobXRnWq2Wsf_ny7pEWXOqMrF1TAkpnlqHlW381WffFRIRZTVWqnvp4LvxR-rp0B5J9QioT6ws5o-ghnZvFd1WrHJgRKjvOAh0kBNGxhylH38rG0D78X1HGIT4rPT3BkDD/s1600/Anchovas+vivas.jpg

As Pescadas sempre vem atrás dos Reis nadando abaixo do cardume .Obviamente a isca ideal para você pescá-las são os pedaços de filé de Reis, mostrando sempre as partes brilhantes que devem ser a meia agua ,para isso você deve usar os anzóis bem distantes das chumbadas.


Marcelo Oliveira

Cidade: Gravataí

ola boa noite ..sobre a pesca de pescadas pelo pouco que sei , mas se que funciona ,uso chicote com 2 anzóis e pernadas de 1 a 1,5 m com uma boia de lambari em cada pernada a uns 20cm do anzol, costumo usar camarão descascado ou file de sardinha cortado em pirâmides com pingos de anilina vermelha , ela pega muito bem por ser um peixe carnívoro.. material > anzol tipo maruseigo 16 ... chicotes > linha 0,50mm ... pernadas > fluorcarbon 0,47mm

abraço a todos e ótima pescaria


Dario Bersagui

Cidade: Porto Alegre

Em primeiro lugar quero mandar um abraço ao amigo Sérgio (Caxias) adoentado. Que melhore logo.

Em segundo lugar vou apadrinhar o futuro pescador que diz querer saber pescar PESCADA. Sem falsa modéstia, não sei tudo, mas de tudo sei um pouco: Pescada pesca-se bem do banheiro pra cima. o anzol pode ser de papa-terra ou um pouco maior (não muito) o chicote deve ter de três a cinco anzóis, e a chumbada de 125 a 150g sem garatéia, a distancia do ultimo anzol para a chumbada deve ser de no mínimo um metro, pois a pescada trabalha de meia-água até a superfície, como a Enchova. podem ser pescadas com camarão branco descascado e ou com pedaços de sardinha. arremessar não muito longe dos pilares, 50mts mais ou menos. OK? abraços Dario

 

 Rafael

 Cidade: Porto Alegre

 Semanas atrás falei que quando não possuía isca viva ,eu amarrava próximos aos anzóis algum pedaço de pano,cordão ,ou qualquer coisa que pudesse imitar um peixe se debatendo, pois as Pescadas não distinguem e atacam . Esta semana recebi um e-mail do pescador Joarez,de Canoas, que conta que estava na Plataforma de Cidreira e viu um pescador colocar um pano vermelho nos anzóis ,tendo como resultado a pesca de muitas Enchovas.Segundo Joarez ,o pescador lhe disse  que antes usava carne vermelha , para a Enchova,mas que esta desbotava .Quando viu minha sugestão mudou com sucesso.

 Na semana passada ,com referencia a predadores de Peixes-Rei , lembrei das Pescadas.

E ,na sexta-feira e sábado passados foram fisgadas muitas Pescadas .Elas saíram entre o Lava-Peixes e o T Estavam tão famintas que muitas foram pescadas inesperadamente ,quando os pescadores estavam tentando Papa-Terras e Corvinas.

Não foi o caso do Pescador Jatir Gabardo que pescou nove na sexta-feira e nove no sábado . Algumas com mais de 600 gramas .

Segundo ele,precisam ocorrer alguns fatores para a pesca destes saborosos peixes .Um os fatores é a água limpa e o outro é de que a temperatura da água do mar deva ser superior a 19 graus .

São peixes vorazes que nem as Enchovas. As Pescadas atacam também o cardume de Peixes-Rei , e para isso ficam a meia água para atacá-los por baixo ,quando os mesmos estão na superfície a cata de algas e outros alimentos.

Portanto a sua pesca deve ser feita com anzóis a meia água ,o que se consegue calculando a profundidade do local .Isso se poderá fazer lançando um linha com chumbada até o fundo do mar no local. Depois medir e colocar os anzóis na metade da distancia entre a chumbada e a superfície. Pode-se pescar também regulando a altura com o uso de Bóias (para isso a chumbada deve ser evidentemente um pouco mais leve até o ponto de não afundar).

Existe um outro modo de pescar :Usa-se um chumbo leve de até 50 gramas ligado a uma braçolada dupla bem comprida ,esta pesca tem que ser com movimento ,ou seja lança-se o mais longe possível e puxa-se de tal maneira que a linha venha sempre em cima da água.Até você acertar na "Toca do Coelho"

Se for necessário usar empates de aço. O uso de empates é quase obrigatório para as Pescadas em geral, já que a maioria das espécies tem dentes afiados.


Material: médio/pesado carretilha ou o molinete deve comportar 100 m de linha de 0,35 mm de diâmetro.


O Jatir pescou com Sardinha ,mas disse que ao limpá-las encontrou em seu estômago grande quantidade de Camarões Sete Barbas. O ideal para esse peixe é o uso de iscas vivas como camarões e peixinhos .Pode se usar um Peixinho-Rei iscado pelo lombo. Quando não possuía isca viva ,eu amarrava próximos aos anzóis algum pedaço de pano,cordão ,ou qualquer coisa que pudesse imitar um peixe se debatendo, pois as Pescadas não distinguem e atacam.




Nenhum comentário:

Postar um comentário